"Qual o seu tipo de pele?"

Cait and Cass
(foto por: Sophie Anstis)

Esses dias eu tenho pensado: "será que eu cuido da minha pele direito?". Já falei das marquinhas avermelhadas no rosto que eu odeio tanto né? Talvez se eu estivesse cuidando melhor do meu rosto elas já teriam sumido. Então resolvi pesquisar mais sobre o assunto, procurar produtos melhores para o meu tipo de pele, enfim, me cuidar melhor. E também ajudar quem estava com dúvidas sobre qual o seu tipo de pele.
Entre os famosos tipos de pele: normal, seca, oleosa, sensível e mista, existem muitas outras, porém essas são as mais comuns entre os dermatologistas. Pra adotar melhores cuidados é mega necessário que você identifique qual o seu tipo de pele. Vale lembrar que o acompanhamento de um dermatologista é essencial e mais confiável do que tentar se "cuidar" por conta própria. Cada tipo de pele tem características diferentes e claro, cuidados também, então tome cuidado! Vamos às características principais:

Pele Normal - tem uma textura fina, flexível, macia e suave. É equilibrada e é aquela que tem menos problemas quanto à manchas ou espinhas. Sem duvida é o tipo de pele que não requer tantos cuidados pra ser saudável, mas cuidar nunca é demais né? hehe.

Pele Seca - com certeza é a que requer mais cuidados comparado aos outros tipos de pele. Tem maior tendência de escamar, aparecer rugas, linhas de expressão e pouca elasticidade. Se ao dar um sorriso você sente a sua bochecha repuxar, provavelmente o seu tipo de pele é essa. Então bora tomar cuidado pra não envelhecer rápido ou ter problemas mais sérios!

Pele Oleosa - como o próprio nome já diz, esse tipo de pele é a que produz maior quantidade de óleo ou glândulas sebáceas, (geralmente por herança genética) tornando a sua pele uma grande vítima da acne. Problema sério!

Pele Sensível - a mais frágil. Se irrita ou fica avermelhada muito facilmente. Tem também uma tendência para coceiras, manchas e escamação. É uma pele de textura fina e delicada, portanto exige cuidados especiais.

Pele Mista - essa sim é a mais chatinha de cuidar. Nesse tipo de pele, há uma combinação entre pele oleosa e pele seca, ou normal. Se caracteriza mais por ter uma maior quantidade de produção de óleo na zona T (testa, nariz e queixo), onde as espinhas aparecem mais, e por ser normal ou um tanto seca nas áreas laterais do rosto, as bochechas.

Não é assim tão difícil de identificar qual é qual né? É só prestar atenção nos detalhes e nas características da sua pele. Caso ainda esteja em dúvida, o melhor a fazer é consultar um dermatologista.
Ah! E aquela coisa dos dois litros de água por dia é essencial não só no verão como em todas as estações viu? Afinal o outono e o inverno são as estações mais secas do ano, então vale a pena se cuidar melhor!
Beba muita água, use sempre protetor solar, mesmo nos dias nublados ou de chuva, e lave o rosto no mínimo duas vezes ao dia, isso vale pra todos os tipos de pele.

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima, beijoos