7 dicas pra controlar o sono na hora dos estudos


Sabe quando chega a semana de provas, "daquelas" que vão definir se você passou de ano ou não? Não tem coisa mais aterrorizante do que as últimas provas do ano. Todo mundo sabe que essa maratona de provas acaba com os alunos, ainda mais quando está se preparando pra vestibulares, além da tensão somos obrigadas a aguentar o cansaço se quisermos passar.

Tem gente que trabalha e estuda, o que torna ainda mais difícil de segurar o sono, isso porque nem citei os trabalhos que alguns professores dão pra garantir nota.

A pior parte do dia pra estudar é a tarde, quando seu cérebro pede por um descanso depois da hora do almoço, aí você pensa: estudo ou dou uma cochiladinha? Essa de dormir 20 minutos não funcionava comigo, eu sempre dormia a mais e quando chegava a noite já não dava mais tempo de estudar. Talvez essa tática de tirar um cochilo não funcione com você também, por isso separei algumas dicas que pode seguir pra aguentar o sono durante seu horário de estudos:

♡ Mastigue chiclete
Você já deve ter escutado essa dica várias vezes e nunca chegou a tentar porém mascar chicletes é uma boa maneira de enganar o cérebro e consequentemente o sono, assim "ele" - o cérebro - vai achar que você está fazendo uma refeição e te manterá acordada até terminar de comer, ou seja, até parar de mascar o chiclete.

♡ Estude sentada
Antes de estudar é sempre bom estarmos confortáveis, porém estudar deitada dificulta ainda mais pra quem está tentando segurar o sono. Então estude sentada haha ;)

♡ Faça exercício
Quando sentir que está quase fechando os olhos dê uma pausa pra um pequeno exercício, nem que seja só alguns polichinelos. Depois de praticar o exercício você vai sentir sua respiração mais elevada, não sei explicar direito mas isso dá mais energia pra te manter acordada e continuar estudando, quem já tentou essa dica sabe do que tô falando ;)

♡ Não coma coisas pesadas antes de estudar
Essa é muito importante. Na hora do almoço é comum querer se alimentar bem pra não ter que ir à cozinha toda hora pra comer uma coisinha ou outra, mas ao invés de ajudar isso acaba atrapalhando. De tarde, pra quem estuda depois do almoço, rola aquela preguicinha né? Ainda mais pra quem comeu coisa pesada. Então já sabe, antes de estudar não coma coisas pesadas.

♡ Diminua a temperatura do corpo
Não que estudar no frio seja algo prazeroso, mas sempre que sentir muito sono tente diminuir a temperatura do corpo, jogar um pouco de água fria no rosto ou na nuca ajuda e muito. Você é daquelas que tomam um banho frio quando acordam? Pois então, isso te mantém acordada e alerta.

♡ Estude em ambientes iluminados
Outra coisa que também influencia e muito na hora dos estudos é a luz. Estudar com a luz fraca ou baixa facilita você a ir fechando os olhos aos poucos, o mais correto é procurar um lugar bem iluminado pra evitar que caia no sono e de preferência que não seja uma luz amarelada.

Gostou das dicas? Então deixa aqui em baixo se já usou essas dicas e se funcionou. Caso queira acrescentar alguma dica escreve nos comentários também, não podemos esquecer que toda opinião é válida. Um grande beijo e até o próximo post ;)